segunda-feira, 2 de março de 2009

Dizeres sinceros


Há pouco mais de dois meses resolvi criar o blog e tenho me surpreendido de forma inesperada. Até pouco tempo, não tinha muita paciência para blogs e, embora já escreva há um bom tempo ( cerca de dez anos), nunca tinha pensado em fazer o meu. Depois que o fiz fui, dia após dia, descobrindo o quanto é bom dividir meus escritos e meus sentimentos com os outros. Quando abro o blog e vejo comentários novos, vou correndo para ler. E tenho tido surpresas muito agradáveis ao percorrer esse mundo da blogsfera. Já conheci muita gente bacana, estou lendo textos incríveis de escritores que nem sequer sabia da existência. Divulgo o blog para todos os amigos com um orgulho paternal. Um dia desses, perguntei a um colega de trabalho se ele já havia acessado meu blog e ele disse que já, mas que não fazia muito seu estilo. Observando meu ar de desapontado, ele tentou contornar a situação dizendo “calma, ninguém pode agradar todo mundo mesmo e, eu prefiro blogs de humor, não gosto de textos muito complexos”. Enfim, esse comentário me marcou, pois foi a primeira crítica que recebi em relação ao blog. Agradar a todos é algo que, definitivamente, não quero. Mas não pude deixar de refletir sobre os elogios que recebo. Sempre observei que as pessoas, de um modo geral, têm um insistente receio de dizerem a verdade. É deveras compreensível, na medida em que queremos preservar a quem gostamos das frustrações e de possíveis decepções. Mas uma hora alguém com certeza vai dizer o que você relutou em falar. Cada ser é único. Isso nos torna diferentes e, ao mesmo tempo, nos aproxima. São as diferenças que fazem com que sejamos, no fundo, todos iguais. Dessa forma, sintam-se a vontade para exprimirem suas mais sinceras opiniões. Quando criei o blog, me propus a fazer deste espaço um vórtice literário, um verdadeiro turbilhão de palavras, com poesia, crônica, contos, estórias, devaneios, enfim, tudo o que pode ser feito com uma caneta e um papel. Escrever deixa a alma leve e oxigena a mente. Faz com que nossa criatividade se ramifique de forma incomensurável.

Grande abraço a todos! (:

E esse é o selo que recebi, com muito orgulho, do Dr. Emerson Reis (http://mersonreis.blogspot.com/). Trata-se do "manifesto jovens que pensam", que visa "Mostrar que aquela história de que a juventude está perdida é uma generalização tola e sem sentido.", como ressalta a autora do manifesto.


E o manifesto vai para:

http://devaneiosdeamelie.blogspot.com/
http://sempreargaios.blogspot.com/
http://pensamanzas.blogspot.com/
http://novasamenidades.blogspot.com/
http://paradoxofeminino.blogspot.com/
http://vivaspalavras.blogspot.com/
http://mocadofio.blogspot.com/
http://mocadofio.blogspot.com/
http://nameiuca.blogspot.com/
http://pequen4prendiz.blogspot.com/

essas são as regras que os indicados deverão seguir:

1º~ Exiba a imagem do Manifesto e explique do que se trata

2º~ Poste o link do blog que te indicou

3º~ Indique 10 blogs de sua preferência para fazer parte dos 'Jovens que Pensam'

4º~ Avise seus indicados

5 º~ Publique as regras

6º~ Confira se os blogs indicados repassaram a imagem e as regras!

Pronto! Você já faz parte deste Manifesto!

24 comentários:

  1. Amigo tu es simplesmente fantastico....

    Beijao
    Carol Caldas

    ResponderExcluir
  2. "Cada ser é único. Isso nos torna diferentes e, ao mesmo tempo, nos aproxima."
    Deixou-me sem palavras...é isso, e ponto final. =)
    Obrigada pelo selo!Prometo cumprir todas as exigências no proximo post!Estou muito honrada em recebe-lo de ti!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela distinção...

    É sempre bom estar aqui presente
    E ler o que bem escreve…
    Deixar fluir o que nos passa na mente
    E reflectir palavras
    Que tanto me apraz,
    Deixando o animo leve…

    Um resto de um bom dia…

    O eterno abraço…

    -MANZAS-

    ResponderExcluir
  4. Mocinho...

    Obrigada pelo selo ;-)))

    É interessante este post porque é assim mesmo que acontece. Blog é muito pessoal, e gostar ou não do teor dele, depende da personalidade de quem o lê.

    Eu particularmente prefiro Blogs no estilo do seu. Mas de vez em quando gosto de ver alguns de humor também.

    Gostei do seu amigo. Até porque tenho uma prima - que eu amo - e ela lê alguns textos, mas não gosta muito. Diz que meus textos são enormes. Risos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Certamente não podemos agradar a todos não...

    Mais certamente ainda é conseguir agradar a maioria por competência própria!!

    abraços!

    ResponderExcluir
  6. Acredite, o importante é voce se sentir bem com teu blog. A blogsfera é grande demais, e voce não teria tempo de agradar a todos. Cada blog tem os seguidores que se indentificam com ele...
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Claro que não se pode agradar Gregos e Troianos.... mas digo-te sem sombra de duvidas que aprecio muito teus escritos e tua forma de colocar as coisas, por isso sempre estou por estas bandas.
    Parabéns, amigo!
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Oii,

    Eu também resolvi fazer um blog a pouco tempo, embora não post regularmente, quando o faço sinto uma sensação inexplicável, expressar semtimentos, opiniões, e melhor ainda, está aberta para críticas, me proporcionam crescer cada vez mais. Foi com essa expectativa que criei meu blog e pretendo levá-la a diante. Acho muito bonito e corajoso da parte de quem cria um blog com a finalidade de mostrar que você realmente tem um conceito,uma opinião e é fiel as suas convicções. Deixar transparecer a verdadeira personalidade é algo difícil no meio em que vivemos e de fato é uma virtude de quem o faz.

    Beijos =]]

    ResponderExcluir
  9. Meu querido,me senti muito honrada por receber de vc essa lembrança e fazer parte também do Manifesto.Espero retribuir esse seu carinho!Obrigada!!Beijos

    ResponderExcluir
  10. OBS: Só para constar, o cara do desenho da foto no início do post sou eu, vestindo a beca da formatura, hehe!
    abraço!

    ResponderExcluir
  11. Fico feliz que meu post tenha colaborado pra que você despertasse novamente o interesse por esse livro. Eu me apaixonei e a cada página que lia sentia mais e mais curiosidade pra continuar. Espero que você também possa gostar e tirar uma boa lição dessa leitura, assim como eu.

    Um grande abraço; até logo.

    ResponderExcluir
  12. Buenas amigo,
    obrigado por sua visita, estou passando pra te dizer que tem um convite pra você no meu blog.
    Grande abraço e vamos ficar em contato.

    ResponderExcluir
  13. É meio complicado, as vezes tenho algo parecido ao seu pensamento (nota que o meu blog é um diário), pois é impossivel receber 100 % de elogios, mas esquecemos quem comenta as nossas postagens aqui é geralmente aqueles que tem vontade de ler o que escrevemos (é claro que de vez em quando passa um doido varrido que sai achando o direito de ser grosseiro, mas só de vez em quando), então não fique tão ancioso pelas criticas, está bem menino?

    Fique com Deus, menino Roberto.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Olá!!
    Posso dizer que passei pela mesma experiência que vc. Não sabia se alguém ia notar os meus textos, mas eu precisava escrever. Acho que o mais importante é isso, lembra do porquê de escrever, não para agradar os outros, mas para ficar mais leve. Por isso não ligue tanto para as críticas, dê a elas a importância que devem ter: de sugestão.

    Um beeijo!

    ResponderExcluir
  15. É isso ai Roberto, não se agrada todo mundo, mas nem o mundo todo, também nos é muito agradável. Importante é compartilhar, cada poema, texto, usar a palavra pra combinar tristezas e alegrias, criar um equilíbrio, que nos pertença e ajude a tocar o dia à dia.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Vim retribuir a visita ao blog e...
    Adorei!
    Parabéns por tudo!

    ResponderExcluir
  17. Sinto-me lisongeado com seu presente =)
    Tenho blog a pouco mais de 6 anos, conheci muita gente interessante nesse universo, e muito doente também hehehe.
    Mas trata-se mesmo de algo que vicia.
    O feed-back é algo sensacional.
    Boa sorte com o seu blog, parabéns pelo selo e grato por me oferecê-lo.

    Grande abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  18. Ah, pode ter certeza que eu vou demorar pra conhecer Salvador, viu! hahahaha ! mas quando eu for eu te aviso sim e pego suas dicas ;)

    E quanto ao seu post, eu sempre tive blogs, mas nunca levei a sério que nem esse aqui. E realmente é muito gostoso compartilhar minhas emoções e sentimentos com os outros e receber os comentários de volta ! Elogios e críticas, tudo é bom ! ;D tudo ajuda a crescer !

    beeijos ! :*

    ResponderExcluir
  19. Eu sou o colega de trabalho de Roberto que não gostou do blog. Eu lido com outro tipo de arte: a música. Eu sei o que é fazer arte e não agradar à todos e sei também que tem muita gente que é próximo de você e não diz "não gosto de sua música" justamente por ser amigo. E Roberto, você sabe que o que eu toco não agrada a maioria!! hehehe

    Mas é isso aí véi, o importante é mostrar o que você faz e não ter medo do que vão dizer, nunca se pode agradar à todos. Nem J. R. R. Tolkien e nem Machado de Assis foram unanimidade nesse mundo. Continue com o seu trabalho sempre! Abraço do seu colega de trabalho cabeludo!

    ResponderExcluir
  20. Olá Roberto,

    primeiramente quero agradecê-lo por semear seus pensamentos lá no Jardim. Fico muito feliz e grata por ter gostado e por ter compartilhado sua energia por lá.

    Quanto ao seu post, eu escrevo para entender-me... é bom compartilhar os pensamentos. E, assim como vc disse, há aqueles que se identificarão e outros não. As pessoas são diferentes e cada um contribui ao seu modo doando um pouco de si o seu ponto de vista para no fim construirmos o mundo no qual vivemos.

    Adorei o seu blog e voltarei mais vezes!!! :)

    Um beijo grande no seu coração ;*

    ResponderExcluir
  21. Primeiro, obrigado pela visita***
    Segundo, gostei muito do seu blog (gosto dos textos complexos...rsrs)
    Parabéns...seguirei junto*
    flw

    ResponderExcluir
  22. Passei para o ler e para lhe deixar um afago, uma carícia, uma palavra!

    Lindo seu cantinho.

    Beijocas ****

    ResponderExcluir
  23. Felipe, obrigado pelo comentário, heheheheheh!
    Concordo plenamente com vc. Se o Grande Machado de Assis não agradou a todos, quiçá yo! Também me ligo muito em sua arte, a música. É outra de minhas muitas paixões. E, embora não faça meu estilo ( para quem não sabe, esse colega meu tem uma banda de rock/metal), eu gostei muito do som e a voz da cantora é muito interessante!
    E críticas construtivas e oportunas como a sua só enobrecem ainda mais meus textos. Você até inspirou uma postagem, viu!? hhehehehehehhehe!

    valeu cabeludo!!
    hasta pronto!

    ResponderExcluir
  24. Meu querido apadrinhado, hehehe. Gosto muito de acompanhar este blog e são realmente as críticas que nos fazem crescer. Mas nesse caso do comentário do seu amigo não foi crítica. Seu blog é o que é e quem tiver afinidade com literatura vai gostar. Blogs de humor tem outros leitores e tal. Todo mundo tem seu espaço na blogosfera. Eu vario entre seriedade e devaneios. Agora na Bahia é que vou viajar fundo nas idéias. Um abraço!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Espero que tenha tido uma boa leitura. Volte sempre... abraços!