domingo, 21 de dezembro de 2008

" quem tem amigo não se governa"


Não sei quanto a você, mas eu tenho uma dificuldade tremenda em dizer NÃO. por isso, as vezes faço coisas que não teria feito sem uma insistência mais incrementada e, também, acabo por fazer o que provavelmente não faria se tivesse que tomar a iniciativa.
Meus incansáveis "sins" já me renderam alguns constrangimentos, algumas situações inconvenientes ou até mesmo vexatórias, mas também já resultaram em boas surpresas, longas noites de diversão e muitas risadas [em especial à confraria dos absoluts].
Deitado em meu ouvinte mais atento - meu travesseiro - or vezes tento buscar explicações para esse meu complexo do não. Será medo de decepcionar alguém? Será o desejo de ir até o fim da linha para ver aonde vai dar? Será a necessidade de experimentar novas descobertas?
Uma grande amiga achou uma comunidade no orkut e me mandou o link dizendo ser " a minha cara". Eis o título: " quem tem amigo não se governa". Foi identificação total.
Descobri que o problema não está em mim, muito menos nos outros. Na verdade, problema nenhum há. Estou aprendendo com o tempo a enxergar os aspectos positivos até dos meus defeitos. E enquanto eu não me governar, pelo menos é um sinal de que amigos tenho...
Agora que você já sabe meu ponto fraco, faço questão de dizer que há ressalvas. Afinal, um não dito na hora certa poderá trazer muitos "sins" mais tarde. E é mais tarde que as coisas se tornam bem mais interessantes.


"Enquanto se tenha ao menos um amigo, ninguém é inútil".
(Robert Louis Stevenson)


PS.: em especial a todos os meus amigos (e amigas) que enchem de alegria cada segundo da minha existência.

4 comentários:

  1. Beto,
    o que seria de nós se não fossem esses instatâneos "nãos" que vc diz antes mesmo de saber o convite, se é justamente depois deles que vêm os tão falados "sins"?
    o que seria de nós se nao fosse essa falãcia de sua de dizer nao se governar diante dos pedidos dos amigos? Sim, digo convicta que se trata de uma falácia!
    Mecanismo de um companheiro sem precedentes, que finge ter sido persuadido para lisonjear aqueles fazem de tudo pra passar algumas horinhas na sua companhia ...
    Sei de tudo Beto ...
    E agradeço por todas essas "vontades nossas" às quais vc sempre sede ... seja porque quis, seja porque "foi governado" ...
    um abraço
    da amiga mais difícil ..
    Adi!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Robert,

    Quando li esse texto, varias imagens passaram em minha cabeça! Percebi que, ao seu lado, todas as vezes que você quis dizer não e disse sim, foram os momentos em que mais nos divertimos. Talvez tenha sido mesmo pelo instante único, talvez pelos companheiros sempre tão agradaveis, mas acredito que tenha sido pelos dois. Lembra quando a gente tava roubando carambola na rua da PFN? A gente já apronta cada uma... Hoje tenho certeza que Deus tem uma certa preferencia pela minha pessoa. Conhecer pessoas como vc só me engradece a cada dia! É bom não se governar...Certa vez Clarice Lispector disse: "Acho que devemos fazer coisa proibida – senão sufocamos.
    Mas sem sentimento de culpa e sim como aviso de que somos livres."
    Acho que serve pra gente, né?
    ADORO insistir até vc falar "SIM" pq sei que ao seu lado sou muito mais feliz!

    Um beijo de amiga, Jú.

    ResponderExcluir
  4. ju e adi, a felicidade completa é uma utopia pois o que há são momentos felizes. a tristeza, a dor, a derrota, e desespero fazem parte da condição humana e dão o tempero que a vida precisa para ser completa. Mas, quando eu penso nos momentos que já passei com vocês duas, chego até a pensar que a vida é só felicidade... não consigo me lembrar de uma lágrima de dor, de uma briga séria, enfim, só de alegria, de muitas risadas, de muitas conversas, muitas brincadeiras, etc, etc... sei que somos amigos para todas as horas, mas espero que a vida continue assim, só trazendo cada vez mais alegria... tenho certeza que a tristeza morre de medo da gente...
    amo vocês duas viu...

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Espero que tenha tido uma boa leitura. Volte sempre... abraços!