quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Questionamentos


Escuta:eu te deixo ser. Deixa-me ser,então."
Clarice Lispecktor

Não é fácil ser quem sou. Para você é fácil ser quem é? Tenho medos como qualquer outro. Tenho planos como qualquer outra. Se bem que normalmente não sonho. Minha realidade não me permite devaneios. Penso que todos sonham com flores azuis e vermelhos intensos, com uma queda no abismo ou um voo pelas falésias. Você sonha? Pelas estradas sigo meu destino. Pistas sinuosas, curvas perigosas. Já derrapei inúmeras vezes. Certa vez até peguei a contramão. Pensando bem... foram tantas as vezes. Não gosto de ser quem eu sou. Você gosta de ser quem é? Se bem que não posso reclamar. O vento costuma soprar a meu favor. Tempestades intensas me assustam. Mas é na calmaria que me entrego ao desespero. Meu porto seguro é o mar. Ancorado no cais não tenho como fugir de mim mesmo. Sou guiado ao sabor das correntes. O acaso é meu doce lar. Minhas luas têm ângulos diferentes. Em cada canto, encontro alguém para amar. É difícil entender o meu mundo. Dessa forma peço que me explique o seu. Parei a muito tempo de me fazer perguntas difíceis. Pensei que seria um eterno questionador. Grande bobagem. Quem muito pergunta, descobre que está cheio de dúvidas. E eu adoro a ilusão de que tudo sei, ao menos sobre mim. Mas, lá no fundo, sei que não sei de quase nada. Você sabe? Se não sabe por que tenta me dizer o tempo todo? Nem sei o motivo de escrever tudo isso. Sinto-me mais tranqüilo. Enfrentamos esfinges a todos os momentos. “ Decifra-me ou devoro-te”. Meus códigos são tão complexos que nem eu mesmo os decifraria. Mas têm tantas pessoas empenhadas na tarefa de descobrirem quem sou, que chego a pensar que talvez elas já saibam quem são. Senão, se não, pobres criaturas. Serão devoradas pelo tempo e verão sua existência reduzida a uma busca sem o menor sentido.

6 comentários:

  1. "pretensão ou não-pretensão...me encontro em cada palavra!já me foi dito uma vez q "tem coisas q é melhor nem pensar..quanto mais falar".mas,vira-e-mexe me pego pensando nelas..falando sobre elas...entre "códigos complexos"...p ñ ser descoberta..ou, tvz, pq eu mesma ñ os soube "decifrar"..na esperança de q alguém as responda ou as entenda.felizm. ou infelizm.,ningm ainda o fez..por egoísmo (?) ou simplesm. por saberem..no íntimo..o misto de complexidade e limitação do ser humano frente ao turbilhão de emoções q os devoram (?)...não sei!!!"

    *muito bom!!!ler e ñ refletir,p ñ descobrir as suas "mtas dúvidas"..parece sensato..ms esbarra no encanto da busca pelo auto-conhecimento..e no prazer de se sentir singular.
    parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Não sei nem explicar o que senti lendo esse texto... Tô aqui sem palavras... Só tenho que dizer que vc me orgulha mtoooo!

    ResponderExcluir
  3. Essa busca por descobrir quem somos pode ser eterna: chegaremos ao fim da vida e talvez não saibamos nos decifrar por completo. Respondendo a uma das perguntas do texto, gosto de ser quem sou. É bem verdade que brigo com o espelho às vezes, brigo com essa tendência absurda dos milhões de questionamentos que tenho, mas não saberia ser outra. E quando aos que tentam te desvendar, pobres destes... Tem gente que só conseguiu descobrir a cor dos meus olhos quando passei a usar lentes.Se mal enxergam, que dirá o resto... tsc, tsc. Belo texto!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Milli, adorei suas belas palavras... por favor continue contribuindo com o blog, você sempre será "muy bienvenida". Tatá, nem acreditei quando vi seu comentário... obrigado pelo elogio e saiba que o orgulho é recíproco. Você é uma mulher incrível, linda por fora e por dentro... e Indhira, mais uma vez agradeço pela presença no blog e pelas palavras sempre tão verdadeiras... obrigado a todos e todas. Fico muito feliz que minhas palavras estejam agradando e espero estar contribuindo de alguma forma para a vida de cada um. Abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Oi... valeu pelo comentário. O texto q vc indicou é mesmo massa!!!! Obrigado também por me add nos seus favoritos. Axo q as pessoas q tentam nos entender, só fazem isso pq tem medo de se entenderem... rsrsrrs Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que somos complexos e que podemos ser tudo e meia hora depois não ser nada. Gosto dessa sensação de caos existencial. Seu texto me faz pensar nisso.
    E quem foi que inventou essa história de que termos que ser algo??
    Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Espero que tenha tido uma boa leitura. Volte sempre... abraços!