segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Meus Dias Engarrafados



"Soprava um vento gelado contra os vidros da janela do seu automóvel, fazendo embaçar a visão, distorcer a realidade. Nada conseguia se mover em quilômetros no abarrotar da rodovia. "
(Mulher de São Jorge - Taciano J. Mattos)

O despertador toca desafinado. Acordo aturdido com o barulho e levanto da cama. São 4:30h da madruga. Escovo os dentes e tomo uma ducha bem quente. Às 5:00 já consigo abrir os dois olhos. Tomo um improvisado café da manhã e vou para o trabalho. Saio da garagem e inicio a jornada exaustiva. Logo nos primeiros minutos já consigo observar uma fileira de carros emparelhados como peças de dominó. A impressão que tenho é que se o da frente desmontar todos os demais cairão com ele. E não é que a metáfora é verdadeira. Acidente na Av. Bonocô deixa dois mortos. Ligo o rádio. No intervalo das músicas, notícias fresquinhas de mais um dia que começa a todo vapor. Resumo da ópera: chacina nas Malvinas, assalto a banco na Pituba e um pai acusado de violentar a filha de 3 anos foi convidado ao suicídio por seus companheiros de cela. Ufa! Desligo o rádio. Meu mp3 de Jazz combina mais com a ocasião. Enquanto o carro se arrasta como um jabuti entrevado, o vidro dianteiro já foi lavado três vezes. “Ô tio, na moral aí tio, só uma moedinha”. No auge dos meus 22 anos, me sinto realmente um “tio” nessas circunstâncias. Preciso repor meu estoque de moedas. Há muito tempo não me questiono mais sobre o destino que elas terão. Comigo também não seriam lá grande coisa. Mesmo abafado pelos vidros fechados, ainda se escuta o som esquizofrênico das buzinas. Adoro ficar observando as pessoas dos carros ao lado. E o melhor é a alta rotatividade. Dá até para paquerar. Já dizia um velho e sábio amigo que se o inimigo é irremediável, ele deve ser seu melhor aliado. Pois bem. Aprendi a gostar dos engarrafamentos. Agora falta eu achar uma forma de me aliar ao meu outro grande inimigo: o despertador que me acorda as 4:30 da madruga. Vou te contar que está difícil viu!...

PS.: gostaria que vocês apresentassem sugestões para que o personagem faça as pazes com seu despertador ( ( coloquei na 1ª pessoa, mas eu - graças a Deus não tenho que acordar 4:30 h)...

abraços e boa leitura

11 comentários:

  1. Fazer as pazes com o despertador é algo difícil de acontecer .... mas podemos deixa-lo mais simpático né ?
    No meu caso coloco o despertador do celular tocando uma música que eu gosto ... o problema é q tenho q trocar a música a cada 3 dias pois passo a detesta-la depois que acordo de péssimo humor...!!!

    ResponderExcluir
  2. galera, ontem nosso blog completou 1 mês de existência e está dando sinais de que terá uma vida longa e próspera. Obrigado ela colaboração de todos, pelos elogios, pelo incentivo, enfim, quem me conhece sabe que escrever é uma de minhas grandes paixões e eu fico imensamente feliz em dividir tudo isso com vocês. Espero que continuem lendo o blog e postando suas idéias, suas sugestões, seus textos, enfim, obrigado por tudo amigos!!
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Não consigo conviver com despertador. não está difícil, está impossível! Rotina é algo de muito chato! PS: Obrigado pela citação! :)

    ResponderExcluir
  4. Roberto, boa tarde!

    Grato por suas palavras. Seja sempre bem-vindo. Vou também ler seu blog. Gosto de contos e prosas. E pela leitura de 'Meus Dias Engarrafados', já percebi que seu estilo de escrever é moderno, sem perder o lirismo. Gosto disso. Sucesso pra você.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá Roberto!

    Primeiro, obrigada! Obrigada por visitar meu blog. Fico realmente feliz por vc ter gostado. Espero que volte sempre.

    Palavras tem poder e, escrever me dá poder. O poder de me transformar no que eu quiser.

    A você, parece que tem o mesmo efeito.

    Portanto, que continuemos sendo poder em palavras.

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. gostei do texto... vou acompanhar!

    e a cerveja já tah servida (valeu por comentar lá no debalcao)

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Gostei de seu blog, desde quando o acessei há uns dias, mas não tinha uma conta de blog para comentar e não queria postar anonimamente - não teria a mesma graça.
    O modo, como escreve, é surreal e, ao mesmo tempo, intrigante: é como uma boa leitura de um livro - a gente começa a ler e, quando percebe, o texto já findou.
    Quanto ao despertador, eu uso o celular, mas mesmo tendo colocado um toque mais tranqüilo, ainda assim, não gosto. rs. Talvez, seria interessante você usar o celular e ver se acha um toque com som de pássaros, o galo cantando ou algum som indicativo que amanheceu o dia. Acredito que, assim, o astral melhora: a idéia de estar no campo e, não, na cidade, nos remete a uma tranqüilidade, sem igual.
    Beijoo

    ResponderExcluir
  8. Roberto, eu tenho a impressão que o conheço de vista. Você fez Direito, na UCSal?
    Além disso, eu estou conhecendo um amigo seu: João Paulo!
    Beijoo

    ResponderExcluir
  9. Só falta termos nos formado no mesmo dia..hahahaha..me formei em 1 de março do ano passado.
    Beijoo

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oii!!
    Fui no orkut de João (pelo fake de uma amiga) e encontrei você e, em seu perfil, encontrei 3 amigos em comum: Carlos Alberto Coutinho, Tatito (Taciano) e Rodrigo Brandão.
    Mundo pequeno, viu?
    Beijoo

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Espero que tenha tido uma boa leitura. Volte sempre... abraços!